Reiki em tempos de crise...

Em tempos de crise econômica, as pessoas estão sempre pensando como ganhar mais ou como cortar despesas. Cortar despesas às vezes não é possível. Mas se você tem algum tempo ocioso na vida, talvez investir em um curso de Reiki possa abrir as portas para uma segunda profissão. É possível ver a Terapia Reiki como um complemento de renda?


Não recomendo a ninguém viver apenas como terapeuta Reiki; a menos que você já tenha uma renda fruto de aposentadoria ou algo equivalente. Ser terapeuta é muito gratificante, mas do ponto de vista financeiro, se você tiver que contar apenas com essa renda, eventualmente as coisas podem ficar complicadas porque a renda pode oscilar bastante de um mês para o outro.
O ideal mesmo é ser terapeuta Reiki como uma segunda profissão aos finais de semana ou em horários de folga durante a semana. Você pode ter uma fonte extra de renda fazendo algo que certamente irá lhe trazer uma ótima sensação de bem-estar por ter ajudado alguém. Para tanto, nem é necessário ter um espaço físico próprio. Você pode atender clientes em domicílio, se preferir não se arriscar financeiramente com um aluguel. Mas se preferir um local fixo, também existem pessoas que alugam algumas horas de seus consultórios para outras pessoas.
E quem pode ser terapeuta Reiki? Bem...para facilitar o entendimento, vamos considerar dois tipos de terapeutas Reiki. O primeiro tipo é aquela pessoa que investiu em várias formações na área de terapias integrativas e também tem uma aptidão natural para resolver problemas e conversar com pessoas. Eventualmente, essas pessoas também têm alguma formação na área de psicologia (graduação e/ou pós-graduação). Esse tipo de profissional, além de contar com um talento natural, também precisou fazer um grande investimento em diversos cursos de variadas modalidades terapêuticas. Vamos chamar esse profissional de terapeuta holístico.
O segundo tipo é aquela pessoa que fez uma boa formação em Reiki até pelo menos o nível III-A e seu foco de atuação é realizar sessões de Reiki com clientes; sem conversar e nem querer tratar questões específicas. Simplesmente aplicar Reiki da forma correta e observar os prováveis resultados positivos. Esse é um terapeuta reikiano.
É obvio que ser um terapeuta holístico permite cobrar um valor maior por cada atendimento, pela quantidade maior de habilidades e recursos à disposição. No entanto, ser terapeuta holístico não é só questão de pagar uma boa formação em terapias. É necessário um talento natural para agregar e misturar terapias, avaliar problemas e identificar possíveis soluções. Além de muito estudo, também é necessário praticar muito para se tornar um bom profissional e estar sempre se reciclando.
Por outro lado, o terapeuta reikiano, focado apenas em realizar um tratamento tradicional com Reiki, precisa de um investimento de tempo, experiência e dinheiro muito menores. Ensino Reiki há mais de 10 anos e posso garantir que é possível uma pessoa se tornar um bom terapeuta reikiano em pouco tempo e investindo relativamente pouco na sua formação e em material de apoio (livros, cartões de visita e uma boa maca). Naturalmente, o atendimento apenas com Reiki é mais barato do que um atendimento com todo um conjunto de terapias holísticas. Mesmo assim, é possível obter uma renda extra com essa atividade porque, apesar da sua simplicidade, um tratamento apenas com Reiki sempre traz benefícios sensíveis ao cliente.
Não estou ignorando o fato de que Reiki é uma experiência espiritual e vivencial e que nem todo mundo tem vocação para isso. Mas se você é terapeuta Reiki e se identifica com essa técnica e com a caminhada de amadurecimento espiritual que o Reiki nos proporciona, trabalhar eventualmente como terapeuta reikiano pode ser uma boa opção para ter uma renda extra que pode, por exemplo,  ser usada para fazer novos cursos e/ou comprar uma viagem de férias sem comprometer o seu salário.

Por fim, vale lembrar que a Terapia Reiki é uma profissão reconhecida pelo Governo Federal Brasileiro desde 2007, como Atividades de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Humana, Serviços de Reiki, código 8690/01, pela Comissão Brasileira de Classificações, criada pelo Decreto 3500. Além disso, no dia 13/01/2017, o Reiki passou a integrar os procedimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conforme portaria do Ministério da Saúde, publicada no Diário Oficial da União nessa data.

Postagens mais visitadas deste blog

TERAPEUTA REIKI?

Cuidado com a Quarta Dimensão

CURSO DE REIKI NÍVEL 1 - 23 DE NOVEMBRO DE 2019