Aprender Reiki....

“Quero aprender Reiki! Como é um curso de Reiki?”

A ideia desse pequeno texto é esclarecer, para quem está chegando agora, o que esperar de um curso de Reiki.
De uma forma geral, Reiki é ensinado em três níveis de aluno/praticante (I, II e III-A) e um nível que forma professores (3-B). Como não existe qualquer organismo que regulamente como esses cursos devem ser ensinados, em princípio, cada mestre/professor é livre para ensinar da forma que julgar mais apropriada. No entanto, o bom senso e a tradição sugerem que esses cursos sejam ensinados em cursos de final de semana para cada nível de praticante (I, II e III-A) e o mestrado em Reiki (3-B) costuma demorar um pouco mais de tempo. No meu caso em particular, além de selecionar os alunos para o mestrado (não aceito qualquer aluno), ofereço um treinamento repleto de atividades que não dura menos que 6 meses.

Falando sobre os níveis de praticante, mais importante do que a duração de cada treinamento específico, é como o aluno se desenvolve depois de cada treinamento. Reiki é vivencial e minha experiência tem me mostrado que a qualidade das interações professor-aluno após os cursos representam um diferencial na formação de cada aluno. Cada nível de Reiki proporciona ao aluno a oportunidade de realizar transformações de consciência que precisam ser trazidas ao nível consciente para que o mesmo possa avançar nessa caminhada com segurança. Apesar de as pessoas leigas sempre associarem Reiki a uma prática voltada para auxiliar o semelhante, o grande desafio dessa caminhada é aprender a se olhar, se questionar, ver o mundo com outras lentes, amadurecer espiritualmente e gradualmente superar as próprias limitações físicas, energéticas, emocionais, mentais e espirituais.
Nesse sentido, em um curso de Reiki o aluno precisa se sentir seguro e confiante em relação ao professor. É importante que o professor seja atencioso não somente nos dias de curso, mas principalmente depois do curso. No dia do curso muitas informações são passadas e as técnicas são treinadas; no entanto, é depois do curso, no momentos das práticas individuais, que as dúvidas e vontade conversar podem aparecer quando o aluno começa a experimentar sair mais do mundo teórico da apostila e experimentar a prática em si e em outras pessoas.
Acredito que a questão que mais assusta quem está tentando aprender Reiki são os valores dos cursos. O valor dos cursos varia bastante. Aqui em Brasília os valores tem diferenças superiores a 100%. Posso afirmar que o valor do curso não define a qualidade do mesmo: conheço bons e péssimos professores que cobram preços altos e baixos. Então como podemos encontrar um bom curso? Conheça pessoalmente o professor e avalie a atenção que o mesmo pode te oferecer principalmente depois do curso. Indicações podem ser interessantes, mas posso garantir que nessa área nem sempre o que um considera ideal é o que o outro valoriza.
Enfim, o leitor deve esperar que um bom curso de Reiki seja uma experiência agradável na qual o mesmo se sinta seguro para praticar a técnica e tenha um acompanhamento, ainda que virtual, no caso de dúvidas.

Postagens mais visitadas deste blog

TERAPEUTA REIKI?

Cuidado com a Quarta Dimensão

CURSO DE REIKI NÍVEL 1 - 23 DE NOVEMBRO DE 2019