Despertar Espiritual

É difícil negar que vivemos em um mundo permeado pela disputa de poder onde a lei do mais forte e do mais esperto parece ser a Lei. Por exemplo, no trabalho às vezes lidamos com pessoas que manipulam situações para levar vantagem profissional ao invés de conquistar as coisas pelo esforço do trabalho; outras vezes, nos vemos em situações embaraçosas provocadas por pessoas de caráter deturpado até mesmo dentro de nossas famílias. Diante dessas situações delicadas, a primeira atitude tomada pela maioria das pessoas é procurar se antecipar e se defender evitando pessoas, situações e até mesmo assumindo prejuízos físicos, psicológicos e financeiros. Do ponto de vista energético, esse tipo de comportamento envolve significativa perda de energia vital.


A situação acima é pautada no medo e na insegurança em relação a um futuro que ainda não aconteceu e que tem grande possibilidade de ser desagradável. Na sociedade moderna somos adestrados a olhar apenas o lado ruim das coisas e acreditar apenas nas possibilidades negativas. Entendo esse tipo de atitude mental como falta de fé. Mas fé em quê? Fé em Deus? Fé nas pessoas? Fé na vida? Não. Fé na perfeição do Princípio Criador.
A idéia desse princípio é que o mundo foi criado para ser perfeito. Se ainda não lhe parece perfeito, é sinal que mudanças ainda precisam acontecer em sua consciência para que você consiga perceber isso. Não ignoro as "coisas ruins" que acontecem em nossas vidas, apenas proponho tentar enxergar as coisas com um olhar mais profundo e de longo prazo. Quando buscamos o entendimento mais profundo das situações, a perfeição se releva naturalmente.
Esse olhar mais otimista do mundo é o que eu considero o primeiro passo no despertar espiritual das pessoas. Sem dúvida alguma, essa é a porta de entrada. É aquela velha e conhecida expressão: "ter olhos para ver". Essa forma de ver o mundo nos permite perceber os conflitos descritos no início desse texto como coisas menores e fáceis de lidar. Em verdade, em muitos casos essas situações desagradáveis nem chegam de fato a atrapalhar o nosso caminho. Elas não deixam de acontecer; mas, definitivamente, não nos atingem.
Também é verdade que ao tentar compreender a profundidade dos fatos estamos sempre bem posicionados em cada situação e, por isso, tomamos sempre as melhores decisões. É por isso que as pessoas mais despertas espiritualmente trilham uma vida mais tranqüila e cheia de paz, apesar de inúmeros obstáculos que a vida costuma nos impor. Esse despertar espiritual é um processo (e uma escolha) individual e não necessita necessariamente de algo externo para acontecer. Artifícios externos como igrejas, cursos, terapias, vivências e as próprias dificuldades da vida podem acelerar esse processo, mas jamais serão suficientes na determinação do despertar espiritual de alguém.
Há de se deixar bem claro que acontecem experiências maravilhosas em igrejas, cursos e/ou vivências de auto-conhecimento. No entanto, vivenciar uma experiência fantástica não implica necessariamente ter mudado a nossa forma de ver o mundo. Como professor de Reiki e outras técnicas energéticas, já pude ver pessoas que mudaram da água para o vinho em pouco tempo utilizando o conhecimento sagrado; assim como, também já vi pessoas que se tornaram ainda mais reféns da vida e das outras pessoas depois que ganharam algum conhecimento espiritual. Numa primeira experiência, muitos vivenciam um período de descoberta espiritual, percebem a beleza que antes não enxergavam, conseguem evitar o sofrimento na vida, tornam-se felizes e depois de algum tempo a maioria retorna à "vida anterior", pois têm dificuldade em deixar para trás as amarras antigas e seguir a vida com uma nova perspectiva de mundo. Para esses que não se "engajam" num primeiro momento, outros momentos sempre aparecem. É só uma questão de querer trilhar o caminho do despertar espiritual novamente. Cada um ao seu tempo e seguindo as razões e caminhos que apenas a alma saberia explicar.
Entendo que não é simples buscar ver o mundo sempre de forma positiva diante de tantos problemas e notícias ruins no dia a dia. Mas as pessoas que já conseguem fazer isso, ainda que por apenas algumas horas do dia, também já conseguem de alguma forma perceber a presença de Deus em suas vidas e vivem em um mundo mais feliz. Experimente mudar a sua forma de ver o mundo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TERAPEUTA REIKI?

Cuidado com a Quarta Dimensão

CURSO DE REIKI NÍVEL 1 - 23 DE NOVEMBRO DE 2019